Francis Rodrigues    
Curitiba (1981)

Francis Rodrigues (Curitiba, 1981) é artista visual, pesquisador e professor. Formado em Tecnologia em Artes Gráficas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, e no Curso Superior de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP). Na mesma instituição, fez pós-graduação em História da Arte Moderna e Contemporânea, pesquisando a abstração geométrica na produção do artista paranaense Osmar Chromiec. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, PPGTE, na UTFPR, onde pesquisou as relações entre tecnologia e a representação da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil.

Trabalha com pintura, desenho e fotografia, investigando questões sobre a representação da paisagem, relacionando-a com princípios da imaginação gráfica, colagem e edição de imagens (recorte, sobreposição e justaposição). A partir da experiência no mundo, da vivência nos espaços urbanos, os trabalhos de Francis desdobram convenções visuais, por meio da associações e conexões entre espaços e tempos. Os trabalhos apresentam situações ambíguas, com diferentes lances de vistas de situações encontradas nas cidades e na arquitetura.  São tramas espaciais sobrepostas e acumuladas, gerando configurações híbridas. A perspectiva é transformada, trazendo outros modos de pensar o espaço, proporcionando confrontos entre a figuração e a abstração, a superfície e a profundidade, a rigidez e a fluidez e o geométrico e o orgânico.

Nos trabalhos, a paisagem é enfatizada como algo relacional, estabelecido como um espaço de interação entre diferenças, por meio da junção e repetição de variadas situações. As pinturas apresentam-se como espaço de contradições e conflitos, evidenciados pela construção da imagem e pelos elementos trazidos pela relação do artista com a paisagem, que sofre transformações, através da intervenção do ser humano no mundo, a partir de questões sociais, políticas, históricas, econômicas e tecnológicas.

Formação
2019_  Mestre em Tecnologia e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade – UTFPR – Curitiba, PR.2012_ Pós-graduação: Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP – Curitiba, PR.2009_  Superior em Pintura, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, EMBAP – Curitiba, PR.
2005_   Superior de Tecnologia em Artes Gráficas, UTFPR-PR – Curitiba, PR.

Atuação profissional_  
Artista visual e professor.
2011 – 2019_  Orientações artísticas em ateliê próprio.
2016 – 2017_  Professor substituto no Departamento de Desenho Industrial (DADIN) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
2014 – 2016_  Professor no Curso de extensão “Prática da cor” – Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
Exposições
2019_  Onde termina o céu e começa o Sol – Galeria 31 – Soma Galeria, Curitiba, PR.
2018_   Gama – Soma Galeria, Curitiba, PR.
2018_  Na diferença se constitui – MuMA, Museu Municipal de Arte, Curitiba, PR.
2016_  A soma de todos os tempos – Memorial de Curitiba, Curitiba, PR.
2013_   Mistifórios Urbanos – Museu Alfredo Andersen, Curitiba, PR.
2013_  Então... – Paço da Liberdade, Curitiba, PR.
2011_   Imersão na cor – Museu Alfredo Andersen, Curitiba, PR.
2011_   1º Salão de Arte Contemporânea SESI Cultural – Curitiba, PR - MENÇÃO HONROSA.
2010_  Possíveis Conexões – MAC-PR - Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba, PR.
2010_   Divíduo – Espaço Cultural BRDE, Curitiba, PR.
2009_  Sala dos Espelhos: reflexos e reflexões do cotidiano, Sala Leonor Botteri, EMBAP - Curitiba, PR. 2009_   Individuação, DeArtes, UFPR - Curitiba, PR.
2008_   Mostra de Arte 3º Ano Superior em Pintura, Sala Leonor Botteri, EMBAP - Curitiba,PR.
2006_    Salão da Primavera 2006, Clube Concórdia - Curitiba, PR.

Produção teórica

SILVA, Francis Rodrigues da. Vistas híbridas: representações da paisagem na pintura do início do século XXI no Brasil. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Universidade Tecnológica Federal do Paraná́ , Curitiba, 2019. link

o